Junto ao Oceano Atlântico e com capacidade para 25 mil pessoas no interior e 80 mil no pátio, a Mesquita Hassan II, em Casablanca, é a maior mesquita de Marrocos e a 5ª maior do mundo.
Casablanca é a segunda maior cidade do Norte de África (depois do Cairo, no Egipto), com uma população de cerca de 5,5 milhões de habitantes (metade da população de Portugal).
Não é de admirar a grandiosidade desta mesquita e todo o exotismo envolvente, num país como é o misterioso e exótico Marrocos.
A mesquita é constituída por uma sala de orações, um minarete (torre onde se chamam os fiéis para a oração, com 200 metros de altura) e uma sala de abluções (lavagem de partes do corpo para purificação) no subsolo, com 41 fontes.
Mas a beleza da Mesquita Hassan II vai muito além destes três espaços. Aqui podemos observar azulejos e uma arquitetura imponente que nos torna pequenos diante de tão majestosa obra arquitetónica.
Os cinco pilares do islamismo estão presentes em toda a estrutura: Alá, Alcorão, reconhecimento do Maomé como profeta, as cinco orações diárias e a contagem dos dias pelo calendário da Lua.
A mesquita pode ser visitada de sábado a quinta nos horários das 9h00, 10h00, 11h00, 12h00, 15h00 e 16h00 e às sextas nos horários das 9h00, 10h00, 15h00 e 16h00.
Tratando-se de um templo muçulmano, o respeito pelo religião e cultura do país é muito importante, por isso, é de evitar roupa demasiado curta ou decotada, sendo que os ombros devem estar cobertos. Na sala de orações a entrada deve ser feita sem sapatos (descalços). Comida, bebidas, telemóveis e aparelhos de áudio estão proibidos no interior da mesquita.
A entrada tem um custo de 130 Dirham, o equivalente a €12,50 e o bilhete pode ser adquirido online ou no local.
